Transporte

Primeiros Cartões do Idoso são entregues a usuários

Em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira, dia 17, no auditório do Gabinete da Prefeitura, foram entregues os primeiros Cartões do Idoso aos usuários do transporte coletivo com direito ao benefício.

O prefeito Clodoaldo Gazzetta, acompanhado do secretário do Bem-Estar Social, José Carlos Fernandes, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lázara Gazzetta, do diretor de trânsito e transportes da Emdurb, Augusto Francisco Cação, e dos vereadores Sandro Bussola, Roger Barude e Miltinho Sardin, entregou os cartões aos 16 primeiros idosos cadastrados.

O Cartão Idoso vai melhorar a rotina de muitas pessoas em Bauru, como a dona Cecília Maria Fernandes, de 60 anos, moradora da Vila São Manoel. “Vai me ajudar muito, pois não sou aposentada ainda, tenho problemas de saúde, e utilizo com frequência o transporte público para ir ao médico e buscar medicamentos.”

Outra beneficiária do Cartão Idoso, Therezinha Dias Santana, 64 anos e moradora do Núcleo Geisel, ressalta a economia nos custos diários e a facilidade no cadastramento do cartão. “Vai contribuir bastante nas economias de casa, pois pagar o ônibus era difícil pra mim. Foi fácil fazer o cadastro, em um dia fui à Central de Atendimento, aqui em frente à prefeitura, e em outro já fui à Transurb. Foi bem tranquilo.”

Até o momento, 500 idosos foram até Central de Atendimento ao Usuário (CAU) para ter direito ao benefício e 330 já tiveram o cadastro liberado em sistema. Para a concessão do Passe Cidadão aos idosos de 60 a 64 anos e onze meses é necessário que a pessoa idosa tenha renda mensal individual igual ou inferior a dois salários mínimos vigentes no Estado de São Paulo e não ser beneficiário de outras categorias de gratuidade ou desconto no Sistema de Transporte Coletivo Municipal (ver passo a passo abaixo).

O beneficiário terá direito a carga automática mensal do cartão, não cumulativa, de 30 créditos. A validade do cartão é de um ano.

“É uma demanda que a cidade tinha há muitos anos e que conseguimos concretizar agora, em uma ação conjunta entre Secretarias e a Câmara de Vereadores, que aprovou o projeto em tempo recorde para concedermos esse benefício tão importante para a população da cidade entre 60 e 64 anos. Mais do que isso, essa ação faz parte de um conjunto de medidas e programas que pretendemos implantar para essa faixa etária, lembrando que Bauru daqui a 20 anos será uma cidade de pessoas idosas. Temos que preparar a cidade do ponto de vista de mobilidade urbana, de saúde pública e cultura, para que possamos colher bem essas pessoas. O Cartão Idoso é um dos benefícios que pretendemos implementar nos próximos quatro anos para essa faixa da população”, destacou o prefeito Clodoaldo Gazzetta.



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU

Fotos: Priscila Medeiros

17/07/2017