Trânsito

Emdurb dá continuidade a implantação de ciclorrotas em Bauru

Em 2016 a Emdurb iniciou a implantação de ciclorrotas na cidade de Bauru. As ciclorrotas representam os melhores caminhos para se trafegar com bicicleta. Costumam ser sinalizadas em vias que já existem e já são utilizadas por ciclistas mais experientes, que conhecem bem as ruas da cidade.

Nesta semana está sendo implantada nas ruas José Fernandes e Agenor Meira, a partir da avenida Comendador José da Silva Martha até a rua Marcondes Salgado. A primeira ciclorrota foi implantada na rua Aviador Gomes Ribeiro, entre as ruas Rubens Arruda e Professor José Ranieri, funcionando como via alternativa ao trânsito da avenida Duque de Caxias.

A sinalização atua tanto para indicar aos ciclistas quais as melhores ruas para se utilizar, quanto para os demais veículos, visando informar que aquela via é também utilizada por ciclistas, tornando-as ainda mais seguras, diminuindo a velocidade dos automóveis e estimulando o compartilhamento dos espaços.

Não há horário ou período para o funcionamento, elas operam durante todo o dia, todos os dias da semana. Não há exclusividade de uso, todos podem utilizar a via (tanto motoristas quanto ciclistas). Os motoristas devem, conforme estabelece o artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro, manter sempre 1,5 metro de distância dos ciclistas. As ciclorrotas indicam, portanto, os melhores caminhos para o tráfego de bicicletas e garantem sua prioridade e segurança nas vias com ciclorrotas.



Comunicação – Emdurb

30/05/2017