Trânsito

Emdurb dá continuidade às ações do movimento “Maio Amarelo”

Programação de 08 a 12 de maio:



08/05 (Segunda-feira):

-Das 13 às 14h e das 14 às 15h:

Palestra “Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito”, para aproximadamente 140 funcionários da Tilibra, na rua Aimorés, 6-9.



09/05 (Terça-feira):

-Às 6h30: Palestra “Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito”, para aproximadamente 30 funcionários da empresa BRF.

-Às 13h, às 14h, e às 15h: Palestra “Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito”, para aproximadamente 140 funcionários da Tilibra, no Centro de Distribuição (Núcleo Octávio Rasi).

-Das 19 às 21h30: “Veja o Trânsito no CEJA”, para aproximadamente 15 alunos do CEJA do Jardim Petrópolis.



10/05 (Quarta-feira):

-Das 14 às 16h: Visita alunos EJA Fortunato Rocha Lima e Ferradura Mirim ao Setor de Educação e ao Museu Ferroviário, na Estação Ferroviária, no centro.



11/05 (Quinta-feira):

-Às 14: Palestra “Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito”, para aproximadamente 100 jovens do CIPs, na rua Inconfidência, 2-28.

-Das 19 às 21h: “Veja o Trânsito no CEJA”, para aproximadamente 15 alunos do CEJA III do Jardim Redentor.



12/05 (Sexta-feira):

-Às 9 e às 14h: Atividade “Circulando no Trânsito”, aproximadamente 90 alunos da EMEI Miriam Aparecida, na rua Luiz Carlos Machado Ballaminut, 2-27.



Sobre o Maio Amarelo:

O Movimento Maio Amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a Sociedade Civil. A intenção é colocar em pauta o tema “segurança viária” e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil.

O movimento teve início em 2013 e desde então, o Município de Bauru vem participando com atividades apoiando esse movimento, pois entende ser tão importante quanto a Semana Nacional de Trânsito.

Para o ano de 2017, o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) definiu o tema “MINHA ESCOLHA FAZ A DIFERENÇA” para ser trabalhado em todas as campanhas educativas de trânsito no país ao longo do ano, inclusive no Maio Amarelo.

“Minha Escolha faz a Diferença”:

-CAPACETE, usar ou não usar;

-CELULAR, atender ou não atender;

-CINTO DE SEGURANÇA, usar ou não usar.

São escolhas de cada condutor e que erroneamente tomadas poderão trazer consequências desastrosas, reforçando o conceito de que não há acidente e sim a escolha inadequada. O tema tem, ao final, o objetivo de ressaltar que os acidentes são, na verdade, resultado de escolhas certas ou erradas que cada condutor toma ao iniciar um passeio, uma viagem.

O tema definido e que será trabalhado conclui que os acidentes decorrem das escolhas erradas. Todo condutor sabe que usar o celular ao volante; beber e dirigir; não respeitar a sinalização; avançar no cruzamento; transportar crianças sem a proteção necessária; não usar o cinto (inclusive no banco traseiro), entre outros, são posturas erradas e sabe também dos riscos que não somente ele, mas as pessoas que transporta e as com quem divide as vias correm ao escolhê-las.

O Setor de Educação da Emdurb organizou uma programação para o mês de maio com palestras e atividades alusivas aos temas acima relatados. As entidades que desejarem agendar os serviços do Setor de Educação deverão entrar em contato pelo telefone 3222-3219 ou pelo e-mail mobilidade@emdurb.com.br



Comunicação – Emdurb

09/05/2017