Emdurb

Agressão aos Agentes de Trânsito

A Emdurb informa que na manhã desta quarta-feira (06), nas proximidades da Praça Rui Barbosa, Agentes de Trânsito, mais uma vez foram ameaçados por munícipe infrator inconformado com a aplicação de penalidade de multa por estacionamento irregular.

Os agentes Rogério Siqueira de Mira e Caroline Alves Soares estavam fiscalizando o estacionamento rotativo quando a agente Caroline autuou um veículo sem o cartão de estacionamento rotativo. O usuário ao verificar que tinha sido autuado, questionou a multa e passou a ofender os agentes de trânsito. Em seguida, o usuário começou a agredir a agente Caroline com golpes de bengala. Nesse momento, o agente Rogério tomou a bengala do autor das agressões e este desferiu um soco na boca do agente Rogério. Assim, o agente Rogério mobilizou o agressor até a chegada da Polícia Militar.

Diante de qualquer agressão contra os agentes de trânsito, quais sejam, “vias de fato”, “lesão corporal”, “ameaças” e “desacatos”, é realizado Boletim de Ocorrência na Central de Polícia Judiciária. Os agentes sempre são acompanhados por advogado da Emdurb.

Em outubro de 2015, a Emdurb iniciou alguns treinamentos voltados à valorização dos agentes de trânsito. Algumas atividades já aconteceram sendo:

-Curso de Habilidades Sociais (Comportamento e Defesa Social), oferecido pelo judoca Artêmio Caetano. Iniciou em novembro, até o momento.

-Nos dias 10, 11, 17 e 18 de novembro, a Gerência Jurídica da Emdurb ministrou palestra sobre “Exposição das questões criminais relacionadas à Agentes Públicos”.

-Nos dias 25 e 26 de novembro, o Corpo de Bombeiros ministrou palestra sobre “Atendimento a Enchentes/Alagamentos e Primeiros socorros”.

-Nos dias 10 e 11 de dezembro, palestra sobre “Operação de Trânsito e Interdições/Intervenções Viárias”, ministrada pelo Gerente de Planejamento e Sinalização Viária da Emdurb, Eng.º Aníbal dos Santos Ramalho.

-Nos dias 26 e 27 de janeiro e 10 de março, a Gerência Jurídica da Emdurb ministrou palestra sobre “Crimes praticados por funcionários públicos contra administração em geral”.

-Iniciado em fevereiro de 2016 e ainda em andamento: Trabalho realizado com os agentes de trânsito e lideranças da Emdurb, com profissionais de Psicologia e Coach.

A Emdurb entende que os serviços dos agentes são essenciais ao bom andamento do trânsito, tendo em vista a capacidade de orientação, auxílio ao trânsito e fiscalização. No entanto, o processo de fiscalização aparece como uma ação geradora de conflitos entre agentes de trânsito e munícipe infrator.

A empresa municipal tem conhecimento de que as atividades dos agentes de trânsito são conflituosas, uma vez que por questões culturais as pessoas têm dificuldade em aceitar fiscalizações seja de que origem for, voltando-se contra os fiscais, sem buscarem contudo corrigir a sua conduta.



Comunicação – Emdurb

06/04/2016

07/04/2016