Emdurb

Emdurb se manifesta sobre os Agentes de Fiscalização de Trânsito

Em relação ao ocorrido entre agente de fiscalização de trânsito e munícipe, a Emdurb informa que lamenta atitudes como a que ocorreu na manhã desta terça-feira (13), o fato da agressão física contra o agente de trânsito.

A Emdurb tem conhecimento de que as atividades dos agentes de trânsito são conflituosas, uma vez que por questões culturais as pessoas têm dificuldade em aceitar fiscalizações seja de que origem for, voltando-se contra os fiscais, sem buscarem contudo corrigir a sua conduta.

Da ocorrência de ontem (terça-feira), foi lavrado um termo circunstanciado que foi elaborado na Delegacia da Polícia Civil, e que será encaminhado ao Ministério Público, onde serão tomadas as providências.

Em reunião na data de hoje (14), foi abordado pelos agentes a paralisação e possibilidade de recebimento de adicional de periculosidade. Sobre o adicional de periculosidade, a Emdurb informa que existe ação judicial que trata do assunto. Esta ação ainda está sendo discutida em primeira instância. Paralelamente, estão sendo estudadas outras formas de benefícios aos agentes.

Em relação a paralisação do grupo, a Emdurb informa que está bastante preocupada com a questão da segurança dos agentes de trânsito em relação ao comportamento dos munícipes que recebem autuação, tendo em vista o número expressivo de Boletins de Ocorrência registrados junto a Polícia Civil. Sendo que de 2014 até o presente momento, foram elaborados 51 (cinquenta e um) B.O.s referentes a, “vias de fato”, “lesão corporal”, “ameaças” e “desacatos”. Diante disso, a Emdurb se reunirá com os agentes e com o Sindicato para encontrar uma forma de oferecer mais segurança aos mesmos.

A Emdurb vem realizando estudos e ações para a melhoria do trânsito na cidade de Bauru. Uma das últimas ações foi regulamentar, junto com a prefeitura, a gratuidade do estacionamento rotativo para vagas especiais.

Entendemos os serviços dos agentes como essenciais ao bom andamento do trânsito, tendo em vista a capacidade de orientação, auxílio ao trânsito e fiscalização. Entretanto, diante dos últimos acontecimentos, e com os números apurados, cabe a Emdurb repensar a segurança de seus agentes, expostos, por muitas vezes, a atos como o ocorrido nesta terça-feira (13).

A empresa municipal repudia qualquer ato de violência e informa que medidas serão tomadas para a melhoria e desenvolvimento do serviço e que apoia a continuidade do trabalho dos agentes na organização do trânsito da cidade de Bauru.



Assessoria de Comunicação – Emdurb

14/10/2015

14/10/2015