Emdurb

Seu ônibus Online

Os usuários do transporte coletivo de Bauru estão ganhando um importante aliado para programar seus deslocamentos: o Seu Ônibus Online, que utiliza o sistema ITS Informativo, desenvolvido pela empresa Transdata Smart, fornecedora de soluções tecnológicas à Associação das Empresas do Transporte Coletivo Urbano de Bauru (Transurb). O sistema permite acompanhar a circulação dos ônibus, em tempo real nos mapas da cidade, pelo computador, tablet ou smartphone.

O sistema utiliza as coordenadas enviadas pelos equipamentos GPS instalados em todos os 238 ônibus da frota das concessionárias Grande Bauru, Baurutrans e Cidade Sem Limites. As informações dos veículos são transmitidas via internet 3G ao Centro de Controle Operacional, e cruzadas com os dados cadastrados no sistema – como pontos de ônibus e itinerários – e fornecidos pela gerenciadora do transporte, a Empresa Municipal do Desenvolvimento Urbano de Bauru (Emdurb).

Os dados são processados, tornando-se informações que os usuários podem acessar no mapa de suas linhas. É possível saber qual o tempo previsto para chegada de um coletivo ao ponto de parada, ou em qual trecho do itinerário o ônibus está em cada momento. Eventuais variações na posição do coletivo, decorrentes de trafegar por ‘zona de sombra’ conforme previsto pelas operadoras do serviço de dados de internet, são automaticamente atualizadas, tão logo superada a situação.

O sistema pode ser acessado pelo www.transurbbauru.com.br e também pelo www.emdurb.com.br. O site da Transurb manterá também, temporariamente, a ferramenta de busca anterior, como opção para usuários já habituados e para geração de tabelas de linhas/horários em PDF. Ajustes e acréscimos no Seu Ônibus Online ainda poderão ser feitos, inclusive com sugestões dos internautas.

Para os usuários, o investimento resultará em uma nova facilidade. No site da Transurb, a área de busca do Sistema de Informação ao Usuário é a mais acessada: no mês de maio, por exemplo, 88,2% das 156 mil visitas foram dirigidas às páginas de horários e itinerários. Essa também é a principal razão de consultas telefônicas à Central de Apoio ao Usuário (CAU) – também em maio, 95% das 14.400 ligações buscavam informações sobre linhas/horários/itinerários.



Assessoria de Imprensa – Transurb

27/06/2014

30/06/2014