Emdurb
Diretoria Administrativa e Financeira da Emdurb investe na qualificação de serviços prestados e valorização de seus colaboradores
Com o objetivo de tornar a Emdurb cada vez mais, uma empresa viável financeiramente e também exemplar na qualidade dos serviços prestados à comunidade, a equipe técnica administrativa e financeira tem buscado o aprimoramento e excelência na qualidade dos serviços prestados pela empresa municipal.
Para que este objetivo seja alcançado, estão sendo realizadas ações que contemplem desde a valorização do funcionário até procedimentos técnicos que garantam um serviço de qualidade e eficiente, trazendo como resultado a satisfação do nosso maior cliente direto que é a prefeitura municipal e todos clientes indiretos que é a própria população. Dentre as ações podemos destacar:
-Ações Financeiras:
Implantação de boleto bancário para recolhimento de toda a receita da empresa, com o objetivo de melhorar a eficiência na arrecadação, evitar armazenamento de dinheiro em caixa específico, bem como evitar, consequentemente assaltos;
Imunidade Tributária, com o objetivo de redução de impostos. Ex.: Recálculos de tributos, resultando em uma economia de 5 milhões;
Consolidação de dívida junto a Receita Federal do Brasil referente a Previdência (INSS), Tributário (IRRF) e contribuições (Pis, Cofins);
Parcelamento da dívida junto a prefeitura municipal referente a valores de Fundo Participação de Municípios, no valor de oito milhões e cem mil reais;
Negociação com a prefeitura municipal quanto aos valores de multas de trânsito não repassadas à Emdurb, no valor de oito milhões e oitenta e sete mil reais;
Implantação de Sistema de Custeio.
-Ações Administrativas:
Implantação de melhorias no Sistema de Frota: Checklist no veículo, realizado pelo motorista, ou seja, inspeção veicular diária para identificar problemas mecânicos e elétricos. Além de inspeção mecânica mensal com o objetivo de realização de manutenção preventiva e preditiva;
Informatização de serviços que ainda eram realizados com procedimentos manuais. O objetivo da informatização é fazer com que o serviço seja analisado em tempo real, extinguindo a circulação de documentos impressos.
Implantação do Projeto RM na Diretoria de Limpeza Pública e na Diretoria de Sistema Viário e Transportes, com o objetivo de estruturar e centralizar as informações com o objetivo de reduzir controles manuais, aumentando assim a eficácia do serviço.
Implantação de Ordem de Serviço para serviços internos e externos.
Convênio com Senai e Senac para realização de cursos de aperfeiçoamento para os funcionários, com o objetivo de melhoria na qualidade dos serviços prestados.
Implantação de Sala de Treinamento para os funcionários.
Convênio com o Sistema Penitenciário para prestação de mão de obra.
Proposta para implantação do 5S: O Programa 5 S é um processo educacional que surgiu no Japão na década de 60 para melhorar o ambiente de trabalho. Chama-se 5 S porque é formado por 5 palavras japonesas iniciadas com a letra S, quais sejam: Seiri – Senso de Utilização: \"Tenha só o necessário na quantidade certa\". Seiton – Senso de Ordenação: \"Cada coisa em seu lugar\". Seisou – Senso de Limpeza: \"O ambiente limpo é sempre o melhor ambiente\". Seikitsu – Senso de Conservação: \"Qualidade de vida no trabalho\". Shitsuke – Senso de Auto Disciplina: \"Praticar o que se aprendeu. A gente não esquece do que pratica sempre\".
Ações motivacionais com os motoristas da empresa municipal.
Sobre as ações motivacionais com os motoristas da empresa municipal:
A Emdurb possui em seu quadro de pessoal setenta e três motoristas divididos entre os serviços da Diretoria de Limpeza Pública e Sistema Viário, como por exemplo os motoristas dos caminhões da coleta e sinalização viária, respectivamente. Com o objetivo de valorizar e qualificar estes profissionais, a Emdurb desenvolveu nos últimos meses, ações voltadas para a satisfação do profissional “motorista” e consequentemente a boa prestação de serviço à comunidade.
Num primeiro momento, através da Gerência de Frota e Gerência Administrativa da Emdurb, foram realizadas atividades com os motoristas com o objetivo de oferecer oportunidade para que os mesmos expusessem suas dificuldades e problemas do dia a dia, dando sugestões para melhorias. Nesta etapa, ambas as gerências, expuseram os Deveres elencados nas Normas da empresa, especificamente, no Ato Normativo 005/04 que disciplina o relacionamento da empresa com o empregado, bem como os Deveres específicos dos motoristas da EMDURB.
Durante a apresentação, focalizou-se o relacionamento interpessoal com os colegas de trabalho, chefias e sociedade. A conservação dos equipamentos de trabalho, no caso, os veículos, visando a redução de quebras e, consequentemente o prejuízo com gastos. Coletas não realizadas. Redução de horas extras, entre outros. Ainda, discutiu-se sobre a importância em seguir os procedimentos diários no Setor de Frota, como o preenchimento do check list, a realização de inspeção veicular e a emissão de laudo mecânico, que visa identificar se a falha ocorrida foi mecânica ou manual.
Para complementar as ações de valorização profissional, no final de maio, o SEST/SENAT deu início ao treinamento à primeira turma de motoristas da EMDURB, com o curso cujo tema foi “Direção Defensiva e Relações Humanas”, que abordaram a questão de Segurança como a maior motivação dos motoristas da Emdurb.
Paralelamente aos trabalhos que estavam sendo desenvolvidos pelas gerências de frota e administrativa, a empresa “Mercalf Iveco” ofereceu treinamento aos motoristas da Emdurb, com o tema “Direção Segura e Econômica”, com a finalidade, também, de conscientizá-los sobre pequenas atitudes diárias que farão com que haja uma maior conservação dos veículos, reduzindo as quebras e oferecendo maior segurança. Os tópicos abordados no treinamento “Top Drive Iveco” foram:
-Reduzir os desgastes dos componentes mecânicos;
-Redução dos custos operacionais;
-Redução dos prejuízos ao meio ambiente;
-Motoristas isento de stress, mais saúde;
-Reduzir os desgaste físico provocado por horas de trabalho;
-Redução no consumo de combustível;
-Otimização do serviço de transporte;
-Aumentar a velocidade média com segurança;
-Contribuir para manter o valor do veículo;
-Forma correta de iniciar viagem;
-Preservação dos componentes mecânicos (checklist);
-Trafegar engrenado;
-Uso correto dos freios e seis auxiliares;
-Guiar com previsão;
-Resistência ao deslocamento, rolamento, ar e gravidade;
-Inércia;
-Velocidade x tempo;
-Estilo econômico de dirigir (RPM);
-Marcha correta;
-Torque e Potência
Assessoria de Comunicação – Emdurb
12/07/2012
Com o objetivo de tornar a Emdurb cada vez mais, uma empresa viável financeiramente e também exemplar na qualidade dos serviços prestados à comunidade, a equipe técnica administrativa e financeira tem buscado o aprimoramento e excelência na qualidade dos serviços prestados pela empresa municipal.
Para que este objetivo seja alcançado, estão sendo realizadas ações que contemplem desde a valorização do funcionário até procedimentos técnicos que garantam um serviço de qualidade e eficiente, trazendo como resultado a satisfação do nosso maior cliente direto que é a prefeitura municipal e todos clientes indiretos que é a própria população. Dentre as ações podemos destacar:
-Ações Financeiras:
Implantação de boleto bancário para recolhimento de toda a receita da empresa, com o objetivo de melhorar a eficiência na arrecadação, evitar armazenamento de dinheiro em caixa específico, bem como evitar, consequentemente assaltos;
Imunidade Tributária, com o objetivo de redução de impostos. Ex.: Recálculos de tributos, resultando em uma economia de 5 milhões;
Consolidação de dívida junto a Receita Federal do Brasil referente a Previdência (INSS), Tributário (IRRF) e contribuições (Pis, Cofins);
Parcelamento da dívida junto a prefeitura municipal referente a valores de Fundo Participação de Municípios, no valor de oito milhões e cem mil reais;
Negociação com a prefeitura municipal quanto aos valores de multas de trânsito não repassadas à Emdurb, no valor de oito milhões e oitenta e sete mil reais;
Implantação de Sistema de Custeio.
-Ações Administrativas:
Implantação de melhorias no Sistema de Frota: Checklist no veículo, realizado pelo motorista, ou seja, inspeção veicular diária para identificar problemas mecânicos e elétricos. Além de inspeção mecânica mensal com o objetivo de realização de manutenção preventiva e preditiva;
Informatização de serviços que ainda eram realizados com procedimentos manuais. O objetivo da informatização é fazer com que o serviço seja analisado em tempo real, extinguindo a circulação de documentos impressos.
Implantação do Projeto RM na Diretoria de Limpeza Pública e na Diretoria de Sistema Viário e Transportes, com o objetivo de estruturar e centralizar as informações com o objetivo de reduzir controles manuais, aumentando assim a eficácia do serviço.
Implantação de Ordem de Serviço para serviços internos e externos.
Convênio com Senai e Senac para realização de cursos de aperfeiçoamento para os funcionários, com o objetivo de melhoria na qualidade dos serviços prestados.
Implantação de Sala de Treinamento para os funcionários.
Convênio com o Sistema Penitenciário para prestação de mão de obra.
Proposta para implantação do 5S: O Programa 5 S é um processo educacional que surgiu no Japão na década de 60 para melhorar o ambiente de trabalho. Chama-se 5 S porque é formado por 5 palavras japonesas iniciadas com a letra S, quais sejam: Seiri – Senso de Utilização: \"Tenha só o necessário na quantidade certa\". Seiton – Senso de Ordenação: \"Cada coisa em seu lugar\". Seisou – Senso de Limpeza: \"O ambiente limpo é sempre o melhor ambiente\". Seikitsu – Senso de Conservação: \"Qualidade de vida no trabalho\". Shitsuke – Senso de Auto Disciplina: \"Praticar o que se aprendeu. A gente não esquece do que pratica sempre\".
Ações motivacionais com os motoristas da empresa municipal.
Sobre as ações motivacionais com os motoristas da empresa municipal:
A Emdurb possui em seu quadro de pessoal setenta e três motoristas divididos entre os serviços da Diretoria de Limpeza Pública e Sistema Viário, como por exemplo os motoristas dos caminhões da coleta e sinalização viária, respectivamente. Com o objetivo de valorizar e qualificar estes profissionais, a Emdurb desenvolveu nos últimos meses, ações voltadas para a satisfação do profissional “motorista” e consequentemente a boa prestação de serviço à comunidade.
Num primeiro momento, através da Gerência de Frota e Gerência Administrativa da Emdurb, foram realizadas atividades com os motoristas com o objetivo de oferecer oportunidade para que os mesmos expusessem suas dificuldades e problemas do dia a dia, dando sugestões para melhorias. Nesta etapa, ambas as gerências, expuseram os Deveres elencados nas Normas da empresa, especificamente, no Ato Normativo 005/04 que disciplina o relacionamento da empresa com o empregado, bem como os Deveres específicos dos motoristas da EMDURB.
Durante a apresentação, focalizou-se o relacionamento interpessoal com os colegas de trabalho, chefias e sociedade. A conservação dos equipamentos de trabalho, no caso, os veículos, visando a redução de quebras e, consequentemente o prejuízo com gastos. Coletas não realizadas. Redução de horas extras, entre outros. Ainda, discutiu-se sobre a importância em seguir os procedimentos diários no Setor de Frota, como o preenchimento do check list, a realização de inspeção veicular e a emissão de laudo mecânico, que visa identificar se a falha ocorrida foi mecânica ou manual.
Para complementar as ações de valorização profissional, no final de maio, o SEST/SENAT deu início ao treinamento à primeira turma de motoristas da EMDURB, com o curso cujo tema foi “Direção Defensiva e Relações Humanas”, que abordaram a questão de Segurança como a maior motivação dos motoristas da Emdurb.
Paralelamente aos trabalhos que estavam sendo desenvolvidos pelas gerências de frota e administrativa, a empresa “Mercalf Iveco” ofereceu treinamento aos motoristas da Emdurb, com o tema “Direção Segura e Econômica”, com a finalidade, também, de conscientizá-los sobre pequenas atitudes diárias que farão com que haja uma maior conservação dos veículos, reduzindo as quebras e oferecendo maior segurança. Os tópicos abordados no treinamento “Top Drive Iveco” foram:
-Reduzir os desgastes dos componentes mecânicos;
-Redução dos custos operacionais;
-Redução dos prejuízos ao meio ambiente;
-Motoristas isento de stress, mais saúde;
-Reduzir os desgaste físico provocado por horas de trabalho;
-Redução no consumo de combustível;
-Otimização do serviço de transporte;
-Aumentar a velocidade média com segurança;
-Contribuir para manter o valor do veículo;
-Forma correta de iniciar viagem;
-Preservação dos componentes mecânicos (checklist);
-Trafegar engrenado;
-Uso correto dos freios e seis auxiliares;
-Guiar com previsão;
-Resistência ao deslocamento, rolamento, ar e gravidade;
-Inércia;
-Velocidade x tempo;
-Estilo econômico de dirigir (RPM);
-Marcha correta;
-Torque e Potência
Assessoria de Comunicação – Emdurb
12/07/2012
12/07/2012