Emdurb

Diretoria Administrativa e Financeira da Emdurb investe na qualificação de serviços prestados e valorização de seus colaboradores

Com o objetivo de tornar a Emdurb cada vez mais, uma empresa viável financeiramente e também exemplar na qualidade dos serviços prestados à comunidade, a equipe técnica administrativa e financeira tem buscado o aprimoramento e excelência na qualidade dos serviços prestados pela empresa municipal.

Para que este objetivo seja alcançado, estão sendo realizadas ações que contemplem desde a valorização do funcionário até procedimentos técnicos que garantam um serviço de qualidade e eficiente, trazendo como resultado a satisfação do nosso maior cliente direto que é a prefeitura municipal e todos clientes indiretos que é a própria população. Dentre as ações podemos destacar:

-Ações Financeiras:

Implantação de boleto bancário para recolhimento de toda a receita da empresa, com o objetivo de melhorar a eficiência na arrecadação, evitar armazenamento de dinheiro em caixa específico, bem como evitar, consequentemente assaltos;

Imunidade Tributária, com o objetivo de redução de impostos. Ex.: Recálculos de tributos, resultando em uma economia de 5 milhões;

Consolidação de dívida junto a Receita Federal do Brasil referente a Previdência (INSS), Tributário (IRRF) e contribuições (Pis, Cofins);

Parcelamento da dívida junto a prefeitura municipal referente a valores de Fundo Participação de Municípios, no valor de oito milhões e cem mil reais;

Negociação com a prefeitura municipal quanto aos valores de multas de trânsito não repassadas à Emdurb, no valor de oito milhões e oitenta e sete mil reais;

Implantação de Sistema de Custeio.

-Ações Administrativas:

Implantação de melhorias no Sistema de Frota: Checklist no veículo, realizado pelo motorista, ou seja, inspeção veicular diária para identificar problemas mecânicos e elétricos. Além de inspeção mecânica mensal com o objetivo de realização de manutenção preventiva e preditiva;

Informatização de serviços que ainda eram realizados com procedimentos manuais. O objetivo da informatização é fazer com que o serviço seja analisado em tempo real, extinguindo a circulação de documentos impressos.

Implantação do Projeto RM na Diretoria de Limpeza Pública e na Diretoria de Sistema Viário e Transportes, com o objetivo de estruturar e centralizar as informações com o objetivo de reduzir controles manuais, aumentando assim a eficácia do serviço.

Implantação de Ordem de Serviço para serviços internos e externos.

Convênio com Senai e Senac para realização de cursos de aperfeiçoamento para os funcionários, com o objetivo de melhoria na qualidade dos serviços prestados.

Implantação de Sala de Treinamento para os funcionários.

Convênio com o Sistema Penitenciário para prestação de mão de obra.

Proposta para implantação do 5S: O Programa 5 S é um processo educacional que surgiu no Japão na década de 60 para melhorar o ambiente de trabalho. Chama-se 5 S porque é formado por 5 palavras japonesas iniciadas com a letra S, quais sejam: Seiri – Senso de Utilização: \"Tenha só o necessário na quantidade certa\". Seiton – Senso de Ordenação: \"Cada coisa em seu lugar\". Seisou – Senso de Limpeza: \"O ambiente limpo é sempre o melhor ambiente\". Seikitsu – Senso de Conservação: \"Qualidade de vida no trabalho\". Shitsuke – Senso de Auto Disciplina: \"Praticar o que se aprendeu. A gente não esquece do que pratica sempre\".

Ações motivacionais com os motoristas da empresa municipal.

Sobre as ações motivacionais com os motoristas da empresa municipal:

A Emdurb possui em seu quadro de pessoal setenta e três motoristas divididos entre os serviços da Diretoria de Limpeza Pública e Sistema Viário, como por exemplo os motoristas dos caminhões da coleta e sinalização viária, respectivamente. Com o objetivo de valorizar e qualificar estes profissionais, a Emdurb desenvolveu nos últimos meses, ações voltadas para a satisfação do profissional “motorista” e consequentemente a boa prestação de serviço à comunidade.

Num primeiro momento, através da Gerência de Frota e Gerência Administrativa da Emdurb, foram realizadas atividades com os motoristas com o objetivo de oferecer oportunidade para que os mesmos expusessem suas dificuldades e problemas do dia a dia, dando sugestões para melhorias. Nesta etapa, ambas as gerências, expuseram os Deveres elencados nas Normas da empresa, especificamente, no Ato Normativo 005/04 que disciplina o relacionamento da empresa com o empregado, bem como os Deveres específicos dos motoristas da EMDURB.

Durante a apresentação, focalizou-se o relacionamento interpessoal com os colegas de trabalho, chefias e sociedade. A conservação dos equipamentos de trabalho, no caso, os veículos, visando a redução de quebras e, consequentemente o prejuízo com gastos. Coletas não realizadas. Redução de horas extras, entre outros. Ainda, discutiu-se sobre a importância em seguir os procedimentos diários no Setor de Frota, como o preenchimento do check list, a realização de inspeção veicular e a emissão de laudo mecânico, que visa identificar se a falha ocorrida foi mecânica ou manual.

Para complementar as ações de valorização profissional, no final de maio, o SEST/SENAT deu início ao treinamento à primeira turma de motoristas da EMDURB, com o curso cujo tema foi “Direção Defensiva e Relações Humanas”, que abordaram a questão de Segurança como a maior motivação dos motoristas da Emdurb.

Paralelamente aos trabalhos que estavam sendo desenvolvidos pelas gerências de frota e administrativa, a empresa “Mercalf Iveco” ofereceu treinamento aos motoristas da Emdurb, com o tema “Direção Segura e Econômica”, com a finalidade, também, de conscientizá-los sobre pequenas atitudes diárias que farão com que haja uma maior conservação dos veículos, reduzindo as quebras e oferecendo maior segurança. Os tópicos abordados no treinamento “Top Drive Iveco” foram:

-Reduzir os desgastes dos componentes mecânicos;

-Redução dos custos operacionais;

-Redução dos prejuízos ao meio ambiente;

-Motoristas isento de stress, mais saúde;

-Reduzir os desgaste físico provocado por horas de trabalho;

-Redução no consumo de combustível;

-Otimização do serviço de transporte;

-Aumentar a velocidade média com segurança;

-Contribuir para manter o valor do veículo;

-Forma correta de iniciar viagem;

-Preservação dos componentes mecânicos (checklist);

-Trafegar engrenado;

-Uso correto dos freios e seis auxiliares;

-Guiar com previsão;

-Resistência ao deslocamento, rolamento, ar e gravidade;

-Inércia;

-Velocidade x tempo;

-Estilo econômico de dirigir (RPM);

-Marcha correta;

-Torque e Potência



Assessoria de Comunicação – Emdurb

12/07/2012

12/07/2012