Limpeza Pública

Emdurb desenvolverá campanha junto a população, visando aumentar a reciclagem

No dia 07/03, a Emdurb realizou sessão pública para credenciamento de Associações, Organizações Não Governamentais, Cooperativas e outras entidades, sem fins lucrativos, para firmar Termo de Compromisso com a empresa municipal, para recebimento, triagem e comercialização de resíduos recicláveis descartados. Na ocasião, duas associações tiveram o pedido deferido e desde então, todo o lixo reciclável coletado pela Emdurb está sendo destinado às cooperativas.

Após a sessão de credenciamento, as entidades que tiveram o pedido deferido foram convocadas para comparecimento na sede da Emdurb, para realização de sessão pública de partilha dos resíduos recicláveis. Essa reunião aconteceu na manhã desta quinta-feira (27), onde foi definida a ordem de entrega dos resíduos coletados pela empresa municipal às entidades.

No entanto, com as cooperativas em operação, a oferta de resíduos destinados às mesmas está sendo insuficiente diante da capacidade de triagem de cada uma, ou seja, as cooperativas conseguem processar quantidades muitos maiores do que as que estão recebendo hoje e a Emdurb consegue coletar um volume muito maior do que está coletando hoje.

Diante disso, a empresa municipal desencadeará uma campanha de conscientização para que a população recicle mais, aumentando assim, o volume de resíduo coletado. Quanto mais as cooperativas conseguem triar, muito menos resíduos são levados ao aterro sanitário.

Para a efetivação da campanha, a Emdurb buscou parcerias com a rede municipal de ensino, administradoras de condomínios, órgãos públicos, entre outras entidades, a fim de disseminar a cultura da reciclagem.

O seminário sobre "Dinâmica dos Resíduos em Bauru – Desafios da responsabilidade compartilhada" que acontecerá na USC, nesta sexta-feira (28), vem de encontro com as necessidades do município, onde serão debatidos “Princípios da Política Ambiental a fim de orientar organismos Públicos e Privados no alcance dos objetivos desejados na Preservação Ambiental e na Saúde Pública”.



Assessoria de Comunicação – Emdurb

27/03/2014

27/03/2014