Trânsito

Emdurb receberá lote com novos talões de Estacionamento Rotativo

A Emdurb passará a comercializar a partir desta semana, os novos Talões de Estacionamento Rotativo da “Área Azul” (duas horas). Os talões da “Área Verde” (uma hora) passarão a ser comercializados assim que finalizar o estoque dos talonários antigos de uma hora. Os novos talões de estacionamento rotativo foram impressos em papel que possuem a certificação FSC - Forestry Stewardship Council, que significa Conselho de Manejo Florestal.

Os itens de segurança foram intensificados na impressão dos novos talões como forma de dificultar a ação de fraudes, como cópias reprográficas e scanner. Os itens de segurança são: Tinta da impressão apagável com borracha; Tinta reativa a metal; Fundo numismático transmitindo a sensação de relevo; Microletras com texto repetitivo; Fundo anticópia, trama de fundo composta por linhas e pontos que quando efetuadas cópias relevam a palavra “cópia”. A maneira de preenchimento dos cartões é do modo “assinalar”.

Desde 2011, quem adquire cartão de Área Verde (uma hora) e Área Azul (duas horas) para fazer uso do estacionamento rotativo conta com uma bonificação de quinze minutos impresso no cartão. O bônus dá direito ao usuário permanecer até quinze minutos na vaga, assinalando à caneta, somente no campo especificado para o bônus. Passados os primeiros quinze minutos, o usuário deve preencher o cartão de acordo com as especificações, do modo “assinalar”. Se o usuário utilizar menos que quinze minutos, não é necessária a utilização do cartão (assinalar), podendo o mesmo ser utilizado em uma outra ocasião, mesmo que fique com datas diferentes. No entanto, o bônus não pode ser destacado do cartão, se isso ocorrer, o cartão será invalidado.

O cartão de Área Verde dá direito a permanecer na vaga por um período de uma hora e custa R$ 1,00 (um real). Já na Área Azul, com tempo de estacionamento de duas horas, o motorista paga R$ 1,50. O último reajuste de estacionamento rotativo aconteceu em 2006. Os cartões podem ser adquiridos junto aos orientadores de Rotativo ou ainda nos 320 ( trezentos e vinte) pontos de vendas espalhados nas regiões compreendidas onde há o estacionamento rotativo e obrigatoriedade do uso do cartão.

A Emdurb orienta para que a pessoa usuária do estacionamento rotativo tenha consigo o talão de rotativo, facilitando assim a colocação do cartão no veículo no momento em que deseja estacionar. Os endereços poderão ser consultados no endereço eletrônico da Emdurb: www.emdurb.com.br área azul postos de venda.

Vale lembrar que o preenchimento do campo do bônus, bem como o preenchimento do cartão deve ser assinalado à caneta (preta ou azul), legível, conforme especificações do verso do impresso.

Sobre a Certificação FSC:

FSC é a sigla de Forestry Stewardship Council, que em português significa Conselho de Manejo Florestal. FSC é uma instituição internacional, sem fins lucrativos, formada por representantes de entidades do mundo todo e é um dos únicos sistemas de certificação florestal apoiado por grandes entidades, como WWF e Greanpeace. É baseada em três pilares de igual importância: econômico, ambiental e social.

A certificação florestal busca contribuir para o uso adequado dos recursos naturais, apresentando-se como uma alternativa à exploração predatória das florestas. Atesta que determinada empresa ou comunidade obtém produtos florestais, respeitando os aspectos ambientais, sociais e econômicos da região. Para obter a certificação florestal, a empresa ou comunidade é avaliada segundo os padrões de desempenho ambiental, social e econômico estabelecidos pelo Conselho de Manejo Florestal – FSC.

No Brasil, o Programa de Certificação Florestal do Imaflora, representa o Programa SmartWood da Rainforest Alliance que é uma ONG credenciada pelo FSC e pioneira em certificação florestal. Através dessa parceria, o Imaflora avalia empreendimentos com fins de certificação FSC.



Assessoria de Comunicação – Emdurb

03/07/2012

03/07/2012