Institucional

Abertura da Semana Nacional de Trânsito 2018 será na terça-feira (18)

Abertura da Semana Nacional de Trânsito 2018 será na terça-feira (18)

Tema: “Nós somos o Trânsito”



A Prefeitura Municipal, Emdurb, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, entre outros parceiros, convidam para solenidade de abertura da Semana Nacional de Trânsito que acontecerá no dia 18 de setembro, às 10h, na Prefeitura Municipal. As atividades terão início no dia 12 e se estenderão até o dia 28 de setembro. Em parceria com algumas entidades, foram preparadas diversas atividades em alusão à Semana.



Sobre a Semana Nacional de Trânsito

A Semana Nacional de Trânsito acontece anualmente, conforme artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro, entre os dias 18 e 25 de setembro e tem como objetivo, levar informações sobre segurança no trânsito ao maior número possível de pessoas. É uma semana dedicada à reflexão e conscientização para um Trânsito mais Seguro.

Em 2011, Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) elegeu para a Semana Nacional de Trânsito o tema "Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas". O tema a ser trabalhado neste ano de 2018 na Semana Nacional de Trânsito em todo o Brasil será “Nós somos o Trânsito”.

A campanha visa conscientizar os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres a utilizar corretamente as vias públicas, faixas de pedestres, faixas e vagas especiais de idosos e deficientes, bem como a utilização do sistema viário e respeito as leis de trânsito.



Setor de Educação de Trânsito da Emdurb

O Setor de Educação de Trânsito da Emdurb, desenvolverá especificamente no mês de setembro, assim como vem desenvolvendo durante todo o ano, várias atividades educativas com motoristas, ciclistas e pedestres, bem como atividades nas escolas públicas e privadas de Bauru, como teatro infantil educativo sobre as regras de trânsito, cidade mirim e palestras educativas.

As escolas públicas, privadas e empresas que tiverem interesse no material e nas atividades do Setor de Educação, como palestras educativas por exemplo, devem entrar em contato através do e-mail: mobilidade@emdurb.com.br ou pelo fone 3222-3219.



Segue programação da Semana Nacional de Trânsito:



Dia 12 (Quarta):

-Das 9h às 10h30 e das 15 às 16h30: Palestra sobre Relações Interpessoais para os Agentes de Trânsito e Orientadores de Estacionamento Rotativo, no SENAI. Palestrante: Paulo Roberto de Freitas.



Dia 13 (Quinta):

-Das 7 às 8 e das 18 às 19h: Palestra sobre Direção Preventiva para motoristas da Emdurb, na Diretoria de Limpeza Pública. Palestrante Augusto Francisco Cação – Diretor de Trânsito da Emdurb.



Dia 15 (Sábado):

-Das 9 às 11h30: Projeto “Cidade Mirim vai à Escola”, na escola Geraldo Arone, participação no Bauru em Ação.



Dia 18 (Terça):

-Às 10h: Abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito na Praça das Cerejeiras (em frente a prefeitura municipal).



-Das 9 às 12h: 2º Trânsito em Ação: Caminhão Palco, Circuito Cidade Mirim, Atividades de orientação e Cidadania, Apresentação Cultural, Banda Marcial da Escola SENAI, Aferição de pressão arterial, teste de glicemia, Projeto Arborizando nosso bairro, Lançamento Concurso Cultural da Semana Nacional de Trânsito, Atividades de sorteios de brindes para motociclistas (AISA 9).



-Às 15h: Palestra sobre limitações do Idoso no Trânsito, na PROFIS – Sociedade de promoção social do fissurado labiopalatal. Palestrantes: Fabiana Trevisan de Lima, Cb PM Félix e Cb PM Lacerda.



Dia 19 (Quarta):

-Das 7h30 às 8h30: Palestra sobre Direção Preventiva para funcionários da empresa VCI. Palestrante Augusto Francisco Cação – Diretor de Trânsito da Emdurb.



-Das 8h45 às 11h30: Mini curso de Direção Preventiva para motociclistas, cuidados na direção, mecânica básica e aula prática, no auditório da SEMMA. Será aberto à mototaxistas e motociclistas em geral. Inscrições pelo telefone 3222-3219 ou pelo e-mail mobilidade@emdurb.com.br Os participantes receberão certificado.



Dia 20 (Quinta):

-Das 8h às 10h: Palestra sobre Direção Preventiva para funcionários da Gerência de Planejamento e Sinalização Viária da Emdurb. Palestrante Augusto Francisco Cação – Diretor de Trânsito da Emdurb.



-Das 8 às 10h30: Projeto Cidade Mirim vai à Escola, na Estação Ferroviária, com alunos da Escola “Espaço Criança”.



Dia 21 (Sexta):

-Das 8 às 10h30 e das 14 às 16h30: Projeto Cidade Mirim vai à Escola, na Estação Ferroviária, com alunos da “EMEF Lourdes Colnaghi”.



Dia 22 (Sábado):

-Das 9 às 13h: Rua Viva, montagem de ilha de convivência em vagas de veículos com local para leitura, bate papo e orientações de trânsito, a rua Primeiro de Agosto.



Dia 24 (Segunda):

-Das 8 às 10h30 e das 14 às 16h30: Projeto Cidade Mirim vai à Escola, na Estação Ferroviária, com a Escola “EMEF Cônego Anibal Difrância”.



-Das 14 às 15h30: Palestra sobre cidadania no trânsito, ministrada por Fabiana Trevisan de Lima, para alunos da “Residência Inclusiva”.



Dia 25 (Terça):

-Das 8 às 10h30 e das 14 às 16h30: Projeto Cidade Mirim vai à Escola, na Estação Ferroviária, com a Escola “EMEF Alzira Cardoso”.



-Das 8 às 9h: Palestra sobre Direção Preventiva para funcionários da Emdurb, no Terminal Rodoviário. Palestrante Augusto Francisco Cação – Diretor de Trânsito da Emdurb.



-Das 13 às 15h e das 15h30 às 17h: Palestra sobre Direção Preventiva para motociclistas, para funcionários do DAE e prefeitura municipal, no auditório do DAE. Palestrante Waldecir Antonio José da Cunha.



-Das 14 às 15h: Palestra sobre Direção Preventiva para funcionários da Emdurb, no Sindicato dos Químicos. Palestrante Augusto Francisco Cação – Diretor de Trânsito da Emdurb.



Dia 26 (Quarta):

-Das 8 às 10h30 e das 14 às 16h30: Projeto Cidade Mirim vai à Escola, na Estação Ferroviária, com a Escola “Lydia Alexandrina Cury”.



-Das 9 às 11h: Palestra sobre cidadania no trânsito, ministrada por Fabiana Trevisan de Lima, para alunos da “Êxodo Beta – ACAE BETA”.



-Das 14 às 16h: Palestra “O jovem e o trânsito, ministrada por Fabiana Trevisan de Lima, para alunos da “Êxodo Beta – ACAE BETA”.



Dia 27 (Quinta):

-Às 9h30: Palestra sobre limitações do Idoso no Trânsito. Palestrantes: Fabiana Trevisan de Lima, Cb PM Félix e Cb PM Lacerda.



Dia 28 (Sexta):

-Das 10 às 12h: Blitz educativa, instalação de antena corta cerol, aferição de pressão, distribuição de material edicativo, sorteio de brindes (AISA 9), na rua Matheus Avallone Sobrinho, Mary Dota).



Comunicação – Emdurb