Terminal Rodoviário Intermunicipal de Passageiros “Engenheiro Dirço Durval dos Santos”


  O Terminal Rodoviário de Bauru foi inaugurado em21 de agosto de 1980, na gestão do prefeito Osvaldo Sbeghen e vice-prefeito Alcides Franciscato, e recebeu o nome do Engº Dirço Durval dos Santos.

  Anteriormente a inauguração do Terminal Rodoviário, a Praça Machado de Melo era um ponto de referência em embarques e desembarques de passageiros e os bilhetes eram vendidos nos bares e padarias instalados nas proximidades da Praça. A falta de infraestrutura e a movimentação de ônibus causavam transtornos e congestionamentos na região central.

  Em 18 de outubro de 1977, o prefeito Osvaldo Sbeghen e o vice-prefeito Alcides Franciscato tiveram uma audiência com o presidente da república Ernesto Geisel, uma outra audiência já havia. Nesta audiência, o prefeito e o vice-prefeito reforçaram o pedido feito na primeira audiência solicitando verbas para canalização de rios, sistema viário, Terminal Rodoviário, construção de casas populares, além de solicitar ao presidente que viesse a Bauru para reinauguração da avenida Nações Unidas. Em setembro de 1977, o Ministro Dirceu Nogueira visitou a prefeitura municipal e conheceu a maquete do complexo viário da época onde estava incluso o Terminal Rodoviário projetado pelo arquiteto Jurandir Bueno Filho. A prefeitura já havia solicitado ao Ministério dos Transportes uma verba a fundo perdido de cinquenta milhões, através da Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (EBTU).

  Em 12 de dezembro de 1977, o Ministro dos Transportes Dirceu Nogueira assinou o convênio de repasse de quarenta e três milhões e meio para a obra do Terminal Rodoviário. Em junho de 1979, já havia sido realizada toda a parte de estaqueamento da obra e já começavam o processo de construção dos alicerces. Um dos diferenciais da arquitetura do Terminal Rodoviário é que o passageiro nunca sobre com as bagagens, sempre desce. Ou seja, tanto para embarcar quanto no momento de desembarcar, o passageiro nunca encontra uma aclividade e sim, sempre uma declividade.

  Com a construção da canalização do Córrego das Flores, Bauru ganhou a ligação entre Nações Unidas e Nuno de Assis para chegar ao novo Terminal Rodoviário e regiões próximas. A localização para a instalação do novo terminal foi escolhida pela proximidade com as rodovias, tirando assim o trânsito de ônibus da região central da cidade.

  Em 08 de junho de 1980, foi inaugurada a praça do Terminal Rodoviário, denominada Praça João Paulo II. Para a inauguração, foi celebrada uma missa pelo Bispo da Diocese de Bauru, Dom Cândido Padim e pelo Padre Zezinho Lorusso. Dois meses após a inauguração da Praça, foi a vez da inauguração do Terminal Rodoviário de Bauru, em 21 de agosto de 1980.

  O presidente da república, João Baptista Figueiredo, veio a Bauru para a inauguração do Terminal Rodoviário. O presidente foi recebido no local pelo prefeito Osvaldo Sbeghen e pelo presidente da Câmara, Ângelo Gonçalves. Ele chegou em um ônibus gentilmente cedido pelo Expresso de Prata que o trouxe do aeroporto até a rodoviária. Foi o primeiro ônibus a adentrar no terminal rodoviário.

  Além do presidente da república, João Baptista Figueiredo, estiveram presentes governador Paulo Maluf, Ministro do Transportes Eliseu Resende, Ministros, Secretários de Governo, Deputado Federal e vice-prefeito Alcides Franciscato, Deputado Estadual Ibrahim Dabus, e prefeitos de toda a região.